Artigo do Correio do Minho de 18-7-2011
Promovido pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga, o evento ‘Tardes de Domingo’ traz à Avenida Central cerca de mil pessoas para assistirem às actuações do Rancho Folclórico Típico de Santa Maria de Sequeira e do Grupo Folclórico da Associação Cultural e Festiva ‘Os Sinos da Sé’.
Celebrando “25 anos de folclore e tradição”, o Rancho Folclórico Típico de Santa Maria de Sequeira passou pelo “tabuado” animando o público que se resguardava do sol e do vento. Entoando “malhões, chulas e viras”, o rancho folclórico conseguiu cativar a assistência que dançava junto ao palco. Turistas que passeavam no centro da cidade aproveitavam para registar em fotografia a beleza dos trajes típicos minhotos.
O Rancho Folclórico de Sequeira, recordou, também, músicas tradicionais de S. João, dedicando algumas quadras à cidade de Braga no final da actuação. O público que assistiu à intervenção do grupo sequeirense subiu ao palco do evento para festejar e dançar com elementos do rancho folclórico.
Os cantores do rancho entoaram versos como: “As mocinhas da cidade/ são para a brincadeira/ elas gostam de virar/ com rapazes de Sequeira” que animaram o final da apresentação.
“Os sinos da Sé de Braga/tocam todos a paixão”
O Grupo Folclórico dos Professores da Associação Cultural e Festiva ‘Os Sinos da Sé’ encerraram a tarde de actuações dedicando o espectáculo ao Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, pela “actividade artística, cultural e folclórica” desenvolvida ao longo de 75 anos, constituindo um “grupo matricial, um grupo de referência”.