No passado dia 20 de Agosto deslocamo-nos à freguesia de Poiares, em Ponte de Lima, a convite do grupo folclórico local para uma actuação no seu festival de folclore que também se integrava na celebração das festividades locais. O festival teve a participação dos seguintes grupos:
Rancho Folclórico e Entnográfico da Casa do Povo de Poiares, Ponte de Lima Rancho Folclórico de S. Paio d´ Antas, de Esposende,
Rancho Folclórico de Santo André de Lever, de V. N. Gaia
Rancho Folclórico de Bairão, Vila do Conde
Rancho Folclórico Típico de Santa Maria de Sequeira, Braga
Depois de um pequeno desfile desde a Igreja Paroquial até à Capelinha e após a distribuição de lembranças, deu-se início ao festival pela ordem atrás enunciada dos grupos.
Coube-nos fechar mais uma vez um festival, o que demonstra a confiança que as várias organizações destes eventos depositam em nós, e claro, como é da praxe, tivemos também a honra de tocar o “Vira Geral” com o povo a “virar” no tabuado.
Foi uma boa tarde de folclore que culminou com um animado convívio.
Parabéns pela organização e pelo carinho que demonstraram na preservação das tradições locais nomeadamente o lançamento de um livro de autoria de um professor universitário. E já agora, deixamos aqui uma questão levantada pelo animador cuja pertinência merece ser burilada “o que motiva as pessoas, pertencentes a estes e a outros grupos, sacrificarem a sua vida pessoal em prol do folclore?”
Deixamos algumas fotografias do evento, no entanto, temos um album com cerca de 30 fotos no facebook. Consultem.
Sem comentários:
Enviar um comentário