Apresentação


O Rancho Folclórico Típico de Santa Maria de Sequeira pertence à freguesia de Sequeira do concelho de Braga. Situada no sopé do Monte das Caldas, dividida por duas auto-estradas, vive hoje dos seus parques industriais. Outrora foi fértil em milho, vinho, em linho e em produtos hortícolas. Também eram famosos os seus mestres e artistas na arte de trabalhar a madeira: a talha e o mobiliário de arte.
Sequeira tem uma riquíssima tradição no folclore que advém da sua passada ruralidade. Este começou a emergir num desfile de rusgas nas Festas de S. João, em Braga, corria o ano de 1890, onde a Rusga de Sequeira foi considerada a que melhor se apresentou, recebendo o primeiro prémio, o tradicional Vaso de Manjerico. A partir daí organizou-se como rancho folclórico, cujo nome preservamos, mas que só durou até 1900. Após esta década de folclore, Sequeira tomou o caminho das tunas cujos elementos, até ao dia de hoje, são a base da famosa “Dança do Rei David” que tem lugar em todas as festas sanjoaninas na cidade de  Braga. Para além da música, das danças, Sequeira também deu ao folclore o seu típico traje que adorna grande parte dos ranchos do Baixo Minho: o Traje do Vale de Sequeira.
Em 1983, após o esforço de alguns conterrâneos que tinham gosto e estima pela preservação do legado etnográfico e musical da freguesia, reconstituíram o Rancho Folclórico, desenvolvendo todo um trabalho de recolha, lento e árduo, de modo a enriquecer o seu valiosíssimo espólio quer a nível de trajes quer a nível das músicas quer na modelação coreográfica das danças.
O nosso reportório é constituído pela base musical do Baixo Minho --- o vira, a chula e o malhão ---, acompanhados pelos seguintes instrumentos tradicionais: concertinas, violão, cavaquinhos, braguesas, bombo, ferrinhos, reque-reque, castanholas e a tradicional flauta artesanal. Em termos de trajes, apresentamos  os seguintes trajes femininos: o Traje do Vale de Sequeira, o Traje do Vale de Este, o Traje da Noiva, o Traje da Encosta, o Traje da Ribeira , o Traje da Viúva, o Traje da Governanta e o Traje do Trabalho. Como trajes masculinos, apresentamos: o Traje do Noivo, da Nobreza e do Trabalho. Já percorremos festas, romarias e festivais em todo o país, e também já realizamos alguns espectáculos em Espanha.